Current track

Title

Artist

Background

Cabo Verde negoceia com Banco Mundial financiamento para vacina de covid-19

Written by on 06/10/2020

Governo de Cabo Verde está a negociar com o Banco Mundial um crédito adicional para reforçar em 2021 o sector da Saúde e comprar as futuras vacinas contra a covid-19, de até nove milhões de euros.

A informação consta de um dos documentos de suporte à proposta de lei do Orçamento do Estado para 2021, que o Governo entregou na quinta-feira ao parlamento e que também prevê para o próximo ano a conclusão da “concessão” do futuro Hospital Nacional de Cabo Verde, descrito como um “desígnio” do pais.

Segundo o documento, consultado hoje pela Lusa, o objetivo é que a infra-estrutura seja “uma referência nacional e internacional na região da África Ocidental, com elevados níveis de eficiência e em condições de sustentabilidade, em complementaridade e articulação com os hospitais existentes, em especial os hospitais centrais”.

O Governo prevê na proposta orçamental para o próximo ano, “após a conclusão das negociações com o Banco Mundial”, a disponibilização de um crédito de 500 a 1.000 milhões de escudos (4,5 a nove milhões de euros) para “reforço estrutural ao sector da saúde e aquisição de vacinas contra a covid-19 para todos os cabo-verdianos”.

A proposta de Orçamento do Estado para 2021 ascende a 77.896 milhões de escudos (706,4 milhões de euros), o que corresponde a um aumento de 27,3 milhões de euros em relação ao Orçamento rectificativo ainda em vigor, elaborado devido à crise provocada pela pandemia.

No último censo em Cabo Verde, realizado em 2010, a população residente no arquipélago então contabilizada foi de 491.875 pessoas, mas a estimativa atual aproxima-se dos 600 mil.


Opiniões dos Leitores

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com asterisco *