Current track

Title

Artist

Background

Campanha eleitoral arranca com 65 candidaturas às 22 Câmaras Municipais

Written by on 09/10/2020

Campanha para as eleições de 25 de Outubro arrancou, com 65 candidaturas a disputarem a presidência das câmaras e das assembleias municipais dos 22 concelhos do País, sob regras restritas para evitar a propagação da covid-19.

Quatro forças políticas e 12 grupos de cidadãos (o maior número, desde sempre, na história do poder local cabo-verdiano), concorrem para essas oitavas eleições municipais de Cabo Verde com base nos mais diferenciados projectos, programas e ambições.

Entretanto, apenas o Movimento para a Democracia (MpD, partido no poder) e o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, maior partido da oposição), apresentam listas em todas os municípios do arquipélago.

A União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID) concorre em sete municípios, o Partido Popular (PP) aposta apenas na assembleia municipal da ilha da Boa Vista e tem uma lista para a câmara e assembleia da Praia, sendo este o município com o maior número de concorrentes (oito).

Estas oitavas eleições autárquicas acontecem num contexto de 6.624 casos confirmados de covid-19 diagnosticados desde 19 de Março e 71 óbitos.

As autoridades competentes em ambiente de epidemia e em cenário eleitoral têm-se limitado a dar orientações e a emitir recomendações, uma vez que não podem impor restrições de ordem constitucional que caberiam, em exclusivo, à Assembleia Nacional.

Neste sentido, para evitar a propagação do novo coronavírus, a campanha eleitoral norteia-se por um código de conduta absorvido pelos partidos políticos e pelos grupos independentes, conforme a presidente da CNE, Maria do Rosário Pereira.

Entre as recomendações feitas às candidaturas, Maria do Rosário Pereira destacou o distanciamento social, utilização de equipamentos de protecção individual, a higiene pessoal e dos espaços e desinfecção e arejamento de espaços fechados.

Para essas eleições autárquicas, o Governo inscreveu no Orçamento do Estado de 2020 uma verba de 516 milhões de escudos.


Opiniões dos Leitores

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com asterisco *