Current track

Title

Artist

Background

Brava: Associação Biflores “focada” na conservação e preservação das espécies endémicas

Written by on 30/10/2020

A associação Biflores, cuja uma das missões é trabalhar para a conservação da biodiversidade, tem em curso alguns projectos, que visam a conservação e a preservação das plantas e árvores endémicas existentes na ilha.

Segundo Haleigh Jorgeson, nova lider do projecto terrestre, as plantas endémicas da ilha são “muito prejudicadas” devido à erosão, à desertificação e à seca.

Já, com a queda das chuvas este ano, esta responsável avançou que algumas destas espécies que tinham desaparecido ou que se encontravam em mau estado devido aos motivos já apontados, começaram a renascer, ou a renovar.

Daí, explicou que o objetivo do projecto é conservá-las, pois, considerou-as como sendo “muito importantes”, visto que, algumas existem somente em Cabo Verde e outras, até são espécies endémicas da Brava.

Além das plantas endémicas anunciou que há um projecto de conservação e protecção das árvores terrestres na ilha, nomeadamente o marmulano, tamareira e o dragoeiro.

A ideia para este projecto é “arranjar fronteiras” para protecção destas espécies, de forma a evitar que os animais cheguem perto quando estão no pastoreio livre.

Não obstante a parte terrestre, a associação possui um projecto marinho, que visa a protecção e conservação dos tubarões.


Opiniões dos Leitores

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com asterisco *