Current track

Title

Artist

Background

Jovens produzem pasto hidropónico para driblar secas em Cabo Verde

Written by on 09/11/2020

Com o objectivo de ajudar agricultores a enfrentar a situação da seca que assola o país, dois jovens produzem pasto hidropónico.

Ideia partiu de Adilson Matias, formado em Biologia, e Ederlindo Ribeiro, licenciado em Relações Internacionais, que começaram em 2016 com o projeto de forragem hidropónica, integrado com pecuária leiteira, que tinha carácter social, destinado apenas a ensinar os pequenos agricultores e criadores a produzirem o pasto.

Passado tempo, passou a ser empresarial, tendo os jovens criado a empresa Carvalho Agropec, que produz também plantas ornamentais para venda, o que ajuda a sustentar o projecto do pasto, que continua ser oferecido aos criadores.

Entretanto, a produção acontece em casa de Adilson Matias, depois é transferida para uma estrutura que está a ser montada em São Martinho Pequeno.

Adilson Matias, avança que o projecto vai evitar que os criadores deixem os seus animais à solta nos campos e nas cidades, com o risco de comerem todo o tipo de detritos, bem como vender a carne ao desbarato, por falta de pasto.

Actualmente a empresa Carvalho Agropec é um dos três produtores de pasto hidropónico em Cabo Verde, tendo os outros são no Fogo e em São Vicente, com Adilson Matias a avançar que a ideia é transmitir o conhecimento e dar resiliência aos pequenos criadores.


Opiniões dos Leitores

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com asterisco *