Current track

Title

Artist

Background

Médica apela a consciencialização dos homens sobre o cancro da próstata

Written by on 19/11/2020

A margem do programa “Novembro Azul”, a médica urologista Eveline Brito adiantou que os homens, a partir da idade do rastreio, devem fazer os exames de próstata anualmente mesmo que da primeira vez o resultado for normal.

A responsável falava através de tele-conferência na plataforma Zoom, promovida pela Associação Cabo-Verdiana de Luta contra o Cancro (ACLCC) para debater o cancro da próstata.

Eveline Brito disse que a prevenção passa por alguns exames, a partir dos 45 anos, se existe risco elevado para o surgimento do cancro, ou seja, casos em que o cancro de próstata é um fator hereditário.

Segundo a especialista em urologista, o cancro de próstata tem cura, mas o paciente que no caso tinha o cancro e foi curado, tem que fazer o acompanhamento médico pelo menos nos primeiros cinco anos.

Conforme a mesma fonte, cancro da próstata caso diagnosticado precocemente, tem “grandes chances de cura, com taxas em torno de 90% a 95% de cura, sendo que em Cabo Verde é a primeira causa de morte por cancro, com uma média de 40 a 45 mortes nos últimos anos.

“Novembro Azul” é mais um meio de alerta ao público masculino sobre a importância do auto-cuidado em saúde e aos governantes sobre a necessidade de priorizar políticas públicas voltadas para a saúde do homem.


Opiniões dos Leitores

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com asterisco *