Current track

Title

Artist

Background

Situação do cumprimento da lei de produção de aguardente na RGS é “extremamente critica” – ERIS

Written by on 10/12/2020

Entidade Reguladora Independente da Saúde ponderou que a situação do cumprimento da lei de produção da aguardente na Ribeira Grande de Santiago é “extremamente crítica” e que o município não tem acompanhado dinâmica a nível nacional.

A informação foi avançada pelo representante da Direcção de Regulação Alimentar de ERIS Hélder Lopes, na quadro de cerimónia de abertura de uma ação de formação sobre as boas práticas de produção de aguardente de cana-de-açúcar.

Segundo este responsável, a ERIS, no quadro das vistorias que realiza sobre o cumprimento das medidas e legislação da produção de aguardente, está satisfeita com o resultado alcançado a nível nacional, frisando, entretanto, que a situação registada no concelho de Ribeira Grande de Santiago “é bastante precária”.

A questão, de acordo com Hélder Lopes, não se prende nem com o facto de algumas empresas estarem a atuar de modo informal, isto porque, sustentou, existem a nível do pais, algumas unidades informais, que têm cumprido os requisitos da produção de aguardente.

Avançou que a ERIS não tem razões concretas pelo não cumprimento da legislação pela maioria das unidades de Ribeira Grande de Santiago, e deste modo apelou ao “forte engajamento” dos produtores do concelho no cumprimento dos requisitos para que a situação possa melhore.


Opiniões dos Leitores

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com asterisco *