Current track

Title

Artist

Background

Governo tenciona vender navio cargueiro ESER, por pelo menos 70 milhões de escudos

Written by on 23/12/2020

Governo vai tentar vender em Janeiro, por pelo menos 635 mil euros equivalente a 70 milhões de escudos, um navio porta-contentores de 100 metros, dado como perdido a favor do Estado após a maior apreensão de droga no arquipélago.

De acordo com inforpress, o edital do concurso lançado pelo Ministério das Finanças de Cabo Verde a venda será feita por concurso público mediante proposta fechada, com uma base de licitação de 70 milhões de escudos (635 mil euros), e a abertura das propostas terá lugar em 05 de Janeiro.

Construído na Alemanha em 1984, o navio cargueiro “Eser” encontra-se ancorado no porto da Praia desde 31 de Janeiro de 2019, após ter sido apreendido com mais de 8,7 toneladas de cocaína em 260 fardos, navegando então com bandeira do Panamá, após morte de outro dos tripulantes ainda em alto mar, que levou o navio a seguir para Cabo Verde.

A venda do navio pelo Estado cabo-verdiano acontece depois de o tribunal da Praia ter condenado, em 20 de Fevereiro deste ano, a penas de 12 e 10 anos de prisão os 11 tripulantes russos daquele cargueiro, na sequência daquela que ainda é considerada a maior apreensão de cocaína em Cabo Verde.

Aquando da leitura do acórdão, a juíza presidente do coletivo que julgou este caso, sob fortes medidas de segurança, afirmou, para justificar a decisão, que os 11 arguidos em julgamento agiram em conjunto e de livre vontade, atuando como “correios de droga”, mas as penas foram graduadas face às funções de cada um no navio.


Opiniões dos Leitores

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com asterisco *