BCV anuncia nova nota de 200 Escudos em substrato algodão
Written by Crioula fm on 06/01/2021
Banco de Cabo Verde (BCV) anuncia que colocará em circulação, a partir do dia 08 de Janeiro, uma nova nota de 200 Escudos em substrato de algodão.

Segundo Inforpress no comunicado lê-se que a nova nota de 200 Escudos surge da decisão do Banco de Cabo Verde de uniformizar a familia de notas de 2014, em circulação, em substrato algodão.
Com substrato de algodão, a nova nota traz no verso uma perspetiva do vulcão da Ilha do Fogo, onde foi notável a ação do escritor homenageado em prol de estruturas mínimas de saúde pública.
Com uma aparência renovada, continua a mesma fonte, a nota incorpora progressos tecnológicos que proporcionam maior segurança e durabilidade, com redução de custos e impacto para o meio ambiente, e facilitam o reconhecimento da integridade e manuseio pelo público.
A nova nota de 200 Escudos tem cor dominante é o vermelho, tanto na frente como no verso da nota, bem como outras cores vivas em tonalidade verde, amarela e rosa.
Na frente da nota, destaca-se a figura de Henrique Teixeira de Sousa, impressa em talho doce, suportada por um medalhão constituído por reproduções de um trecho de “pano di terra” e do mapa da ilha do fogo.
O BCV informa ainda que a nova nota de 200 Escudos vai circular ao mesmo tempo que a nota actual em polímero, ou seja, ambas as notas de 200 Escudos têm poder liberatório e devem ser aceites como meio de pagamento.
A distribuição da nota ao público será, segundo a mesma fonte, efectuada por intermédio das instituições de crédito.