Current track

Title

Artist

Background

Governo recua na nomeação de Francisco Tavares para embaixador em Abuja

Written by on 06/01/2021

O ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, Luis Filipe Tavares, anunciou que, por uma “questão de estratégia”, o embaixador para Abuja (Nigéria) vai ser um “diplomata de carreira e experiente”, recuando, assim, na nomeação de Francisco Tavares.

Luis Filipe Tavares, apontou um outro motivo que está na mudança da decisão do Governo em relação ao diplomata a enviar para a Abuja, tem a ver com a necessidade de se ajustar a “estratégia política para a integração regional de Cabo Verde na CCEDEAO e, consequentemente, na grande zona de comercio continental, que entrou e vigor em Janeiro”.

Questionado se a mudança de posição do Governo vem dar razão àqueles que criticaram que a nomeação de Francisco Tavares para Abuja era de carácter politico, Luis Filipe Tavares explicou que o que está em causa, neste momento, é uma “realidade dinâmica, económica e comercial completamente diferente” daquela que havia quando se fez a proposta para a referida nomeação.

Revelou, por outro lado, que o embaixador residente na capital guineense, Bissau, cujo processo de acreditação também está em curso, vai ser um diplomata de carreira.


Opiniões dos Leitores

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com asterisco *