UNTC-CS anuncia que Frescomar poderá vir a despedir 800 trabalhadores
Written by Crioula fm on 08/01/2021
A empresa Frescomar, sediada em São Vicente, poderá despedir 800 trabalhadores até ao final deste mês, caso o Acordo de Derrogação das Normas de Origens entre Cabo Verde e a União Europeia não for renovada.

A informação foi avançada pela secretária-geral da União Nacional dos Trabalhadores de Cabo Verde – Central Sindical (UNTC-CS), Joaquina Almeida, em conferência de imprensa, para balanço do ano findo e perspetivas para 2021.
Segundo explicou, há cerca de cinco meses o Governo de Cabo Verde entregou o dossier mas até ao momento não obteve nenhuma resposta e a fábrica continua numa situação indefinida já que não pode continuar com a sua linha de produção sem poder exportar os seus produtos.
A UNTC-CS exigiu que o Governo faça com que a diplomacia cabo-verdiana funcione junto da União Europeia de modo a evitar o despedimento de 800 trabalhadores sendo que 600 são mulheres chefes-de-família.
A Frescomar é uma sociedade anónima cabo-verdiano-espanhola que obteve certificado de empresa franca em Abril de 1997 para se dedicar à prática da transformação do pescado e sua comercialização, tendo a Europa como principal mercado.