Current track

Title

Artist

Background

Preços da oferta turistica com queda de 7,1 p.p. e situam-se em -8% em 2020

Written by on 21/01/2021

Conforme dados do Instituto Nacional de Estatistica, preços da oferta turística em Cabo Verde situaram-se em -8% no último trimestre de 2020, inferior em 7,1 pontos percentuais face ao valor registado no trimestre anterior.

De acordo com o índice dos preços turistico, os preços diminuiram em termos homólogos, 8,0%, no quarto trimestre de 2020.

A classe dos hotéis, cafés e restaurantes apresentou uma variação homóloga de -8,1%, inferior em 7,2 p.p. ao verificado no trimestre anterior, sendo que a variação correspondeu a uma contribuição de -8,0 p.p. para a variação do IPT total.

No que se refere à variação trimestral, os dados do INE mostram que a taxa foi de -6,2%, inferior em 5,0 p.p à registada no trimestre anterior em que situou em -1,2% resultados da consequência de movimentos sazonais de natureza mensal, com particular incidência na componente do alojamento.

O INE concluiu que no ano de 2020 os preços dos serviços turisticos apresentaram uma taxa de variação de -3,0% face ao ano anterior que corresponde a uma diminuição do nivel médio de preços destes serviços face a 2019.

A nivel das ilhas, quase todas apresentaram variações trimestrais de sinal negativo. No Sal houve uma queda de 6,1%, na Boa Vista de 1,6%, em Santo Antão de 0.2% e em São Vicente de 0,1%, que determinaram fortemente o movimento do IPT nacional.


Opiniões dos Leitores

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com asterisco *