Current track

Title

Artist

Background

“Reforma de 65 para 60 anos de maritimos pode estar para breve”

Written by on 03/02/2021

Assessor do ministro da Economia Maritima, Giliardo Nascimento, assegura que diminuição da idade de reforma de 65 para 60 anos de maritimos, poderá ser resolvida brevemente.

Responsável avança existência de entendimento generalizado e abertura da parte do Governo para esta redução.

Segundo a mesma fonte, citada pela Rádio pública, decisão foi assumida num encontro ‘online’ realizado entre os responsáveis dos ministérios da Economia Marítima e da Justiça e do Trabalho, do Instituto Nacional de Previdência Social e do Sindicato de Metalomecânica, Transportes, Turismo e Comunicações (Simetec).

O secretário permanente do Simetec, Tomás Aquino, mostrou-se satisfeito com tal decisão, que é, considerou, o resultado de uma “árdua luta sindical” desde 1994.

Tomás Aquino acredita que a questão poderá ser resolvida até Março, uma vez que as eleições legislativas estão marcadas para Abril. Mas, assegurou, mesmo assim o Simetec continuará a trabalhar para regularização de situações, como dos marítimos que trabalham no estrangeiro e não fazem desconto para a Previdência Social em Cabo Verde, a grelha salarial e a fiscalização laboral.

Giliardo Nascimento disse que o Governo quer resolver a questão ainda este ano e assim o orçamentar para 2022.


Opiniões dos Leitores

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com asterisco *