Current track

Title

Artist

Background

Maio: Percurso histórico da Tabanka Santa Cruz vai ser retratado em documentário

Written by on 12/02/2021

Como forma de divulgar manifestação ancestral dos maienses, no Pais e além-fronteira, Tabanka de Santa Cruz, uma das mais antigas da ilha do Maio, vai ser “brevemente” retratada em documentário.

Esta informação foi avançada à Inforpress por um dos promotores desta iniciativa, o artista maiense Adé da Costa.

Conforme explicou o promotor á inforpress, as pessoas vão ter a possibilidade de entender melhor a diferença entre a forma como era festejada no passado e como tem sido nos últimos anos, tendo em conta que tiveram a preocupação de ouvir depoimentos, sobretudo, das mulheres mais idosas e que sempre festejaram esta manifestação cultural, mas que hoje, devido a idade, não a fazem.

Uma outra questão que o referido documentário vai abordar, é um suposto “desentendimento” existente entre os festeiros e a equipa camarária, que nos meados dos anos 90 liderava a autarquia, altura em que a festa do município era celebrada a 03 de Maio e que passou para 08 de Setembro.

De acordo com o promotor, essa situação vai ser esclarecido, visto que também ouviram a posição do presidente da câmara na altura, Amílcar Andrade.

De modo a brindar os maienses, e principal os festeiros da tabanka de Santa Cruz da cidade do Porto Inglês, Adé da Costa frisou que pretendem lançar este documentário por altura da festa da tabanka, no final do mês de Abril, embora disse que ainda não determinaram como vai ser.


Opiniões dos Leitores

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com asterisco *