Current track

Title

Artist

Background

Congresso cria comissão independente para investigar invasão do Capitólio

Written by on 16/02/2021

A Presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, a democrata Nancy Pelosi, anunciou hoje que o Congresso vai criar uma comissão independente, semelhante à criada para o 11 de Setembro, para investigar a invasão ao Capitólio em Janeiro.

De acordo com Pelosi, esta comissão vai “investigar e relatar os factos e causas relacionados com o ataque de terrorismo doméstico de 06 de Janeiro de 2021 contra o Capitólio dos Estados e em relação à interferência na transição pacífica de poder”.

A Câmara dos Representantes vai também deliberar sobre o aumento do investimento em segurança no Capitólio, anunciou a Representante da câmara ‘baixa’ do Congresso norte-americano.

O processo histórico – já que pela primeira vez um chefe de Estado norte-americano foi alvo de um ‘impeachment’ – terminou com a absolvição de Trump, no sábado, depois da conclusão apressada dos argumentos da defesa e da acusação.

A acusação contra Donald Trump tinha anunciado que ia chamar várias testemunhas para comprovar que o antigo Presidente era o autor moral da tentativa de insurreição que ocorreu no dia em que os congressistas validavam a vitória do democrata Joe Biden nas eleições presidenciais de 03 de Novembro.

Esta decisão arrastaria o processo por vários dias, mas após um acordo com a defesa, ambas as facções no ‘impeachment’ apresentaram os argumentos finais no sábado.

O veredicto final foi de 57 – 43, abaixo dos dois terços necessários para que o Senado validasse a destituição de Donald Trump.


Opiniões dos Leitores

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com asterisco *