Current track

Title

Artist

Background

Governo autoriza novo aval para um pedido de empréstimo de emergência à CVA

Written by on 18/02/2021

Governo dá um novo aval positivo do Estado para um pedido de empréstimo de emergência, junto à Caixa Económica de Cabo Verde, da administração da Cabo Verde Airlines. O empréstimo, no valor de 110.265.000 escudos, visa pagar salários em atraso.

A autorização consta de uma resolução do Conselho de Ministros, que entrou hoje em vigor, sendo o terceiro aval do Estado para empréstimos de emergência à CVA desde Novembro, que já ultrapassam os três milhões de euros com garantia estatal.

A companhia aérea, liderada desde 2019 por investidores islandeses (51%) e na qual o Estado detém ainda uma participação direta de 39%, está parada desde Março de 2020, devido às restrições então impostas para conter a transmissão da covid-19, e não chegou a retomar as operações comerciais.

O Governo já tinha formalizado em 03 de Novembro um aval do Estado para outro empréstimo bancário, de 218 milhões de escudos (1,9 milhões de euros), para pagar salários e juros em atraso na CVA. Foi então aprovado, em Conselho de Ministros, o aval do Estado àquele empréstimo, a conceder à CVA pelo International Investment Bank (IIB), para o “pagamento de juros vencidos referentes a créditos bancários”, além “do pagamento de salários em atraso”.

No mesmo dia, uma outra resolução do Conselho de Ministros aprovou um aval do Estado para um empréstimo bancário de “emergência”, de 100 milhões de escudos neste caso a conceder pelo banco estatal Caixa Económica de Cabo Verde, “para fazer face ao pagamento de salários em atraso” naquela companhia aérea.

Em Março, antes da suspensão dos voos internacionais para Cabo Verde, a CVA contava com cerca de 330 trabalhadores e uma frota de três Boeing, com rotas para África, América e Europa, a partir do ‘hub’ instalado na ilha do Sal.


Opiniões dos Leitores

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com asterisco *