Cabo Verde tenciona cria um hub tecnológico no Atlântico Médio
Written by Crioula fm on 19/02/2021
O engenheiro Graciano Borges afirmou que Cabo Verde quer aproveitar as oportunidades para criar um hub tecnológico no Atlântico Médio, realçando que a instalação do cabo “EllaLink” irá ajudar na promoção do desenvolvimento económico e tecnológico do pais.

Graciano Borges fez estas afirmações em declarações à imprensa, à margem da cerimónia de amarração do Cabo Submarino “EllaLink”, realizada, na praia do Portinho, em Achada Grande Trás, avançando que a activação do sistema poderá acontecer em finais de Junho deste ano.
Segundo informou, o cabo “EllaLink” atende as características mais elevadas da indústria das telecomunicações submarinas e é composto por quatro pares de fibra, salientando que nesta primeira fase, os paises interconectados são Portugal (Funchal, na ilha da Madeira), Cabo Verde (praia de Portinho) e Brasil (Fortaleza).
Posteriormente, avançou, serão abarcados outros paises da sub-região, como a Mauritânia, Marrocos seguidamente Canárias e Brasil, referindo que com este projecto será possível reduzir em quase 50% a latência.
Informou, por outro lado, a construção da estação terminal dos cabos submarinos e que futuramente serão instalados outros cabos submarinos na Praia de Portinho, reiterando que o cabo “EllaLink” irá permitir alargar a capacidade de comunicação do país com o mundo.
Graciano Borges realçou que Cabo Verde quer aproveitar as oportunidades para criar um hub tecnológico no Atlântico Médio, reforçando que a CV Telecom enquanto operadora de telecomunicações quer igualmente tirar proveito das oportunidades para fazer negócio.
O Sistema “EllaLink” é um cabo submarino de fibra óptica de última geração, projectado para atender à demanda de tráfego entre a Europa e a América Latina, com possibilidade de inclusão do tráfego da região da CEDEAO, a partir de Cabo Verde.
Projecto do cabo “EllaLink” em Cabo Verde está orçado em 175 milhões de dólares.