OMS conta com apoio da UE para combater desigualdades no acesso às vacinas
Written by Crioula fm on 24/02/2021
A OMS afirma contar com o apoio da Comissão Europeia para combater as desigualdades no acesso às vacinas contra a covid-19, indicando que “mais de 200 países ainda não administraram uma única vacina”.

De acordo com o responsável, “até agora, foram administradas mais de 180 milhões de doses de vacinas” contra a covid-19, das quais “mais de metade estão em apenas dois países”. Em contrapartida, “mais de 200 paises ainda não administraram uma única vacina”, notou.
A pandemia de covid-19 mostrou que “a necessidade é realmente a mãe da invenção”, sublinhou o diretor-geral da OMS, acrescentando que “esta crise sem precedentes gerou inovação sem precedentes”.
Perante estas desigualdades no acesso às vacinas contra a covid-19, o responsável diz contar com o apoio da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, para “acelerar as ferramentas de acesso à vacina”, numa parceria que ambiciona “combinar a urgência do desenvolvimento da vacina com a urgência de distribuição equitativa a todos os paises”.