Current track

Title

Artist

Background

Vai ser levado ao Parlamento iniciativa de criação de legislação para proteção dos animais

Written by on 24/02/2021

O Movimento Civil das Comunidades Responsáveis está a recolher assinaturas para levar ao parlamento uma iniciativa civil que prevê a regulamentação da criação de animais em Cabo Verde.

Esta informação foi avançada pela responsável do MCCR, Maria Fortes, em entrevista à Inforpress, tendo elucidado que a iniciativa surgiu da necessidade de haver, em Cabo Verde, uma legislação que regulamente a criação de animais, destacando os cães de companhia e cães de raça potencialmente perigosos.

Nos últimos anos a criação e comercialização de cães de raça potencialmente perigosos, segundo Maria Fortes, tornou-se moda, frisando que em muitos casos os criadores desses cães não têm nenhuma supervisão e não há nenhuma garantia de que esses animais são bem tratados.

Entretanto, segundo agência de noticias, apontou Portugal como exemplo no que se refere à regulamentação da criação de cães potencialmente perigosos, acrescentando que a prática é supervisionada pela polícia por forma a garantir a segurança das pessoas, principalmente nas vias públicas.

No caso de Cabo Verde em que são verificados a presença de cães de raça potencialmente perigosos, disse, deviam ser supervisionados, andar nas ruas com açaime e sempre controlados com trela pelos criadores.

É neste sentido que, não havendo uma regulamentação, o MCCR irá levar ao parlamento uma iniciativa civil que prevê a regulamentação da criação de animais em Cabo Verde, tanto os de companhia como os potencialmente perigosos.

O Movimento Civil das Comunidades Responsáveis é uma iniciativa civil para o desenvolvimento sustentável, ambiente, hábitos de consumo, lixo, reciclagem e toda a problemática ligada à Mãe Terra na sequência da actividade humana, com foco particular nos animais.


Opiniões dos Leitores

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com asterisco *