Current track

Title

Artist

Background

Preços dos produtos importados diminuiram em Dezembro de 2020

Written by on 26/02/2021

Segundo Instituto Nacional de Estatistica, preços dos produtos importados diminuiram 1,0% em Dezembro de 2020, valor inferior em 0,6 pontos percentuais (p.p.) face ao registado no mês anterior.

Segundo o documento, a taxa de variação mensal dos preços dos produtos exportados fixou-se em -0,2% em Dezembro de 2020, valor superior em 1,0 ponto percentual (p.p) face ao registado no mês anterior.

De acordo com o INE, verificou-se um aumento de preços na categoria de grupo “Bens Intermédios” (3,6%) e isto se deve, essencialmente, à subida dos preços de “produtos transformados para a construção (4,9%)”.

Entretanto, no mesmo período ocorreram diminuições dos preços em produtos, como bens de consumo, isto devido à descida de preços de produtos alimentares primários.

No que concerne a bens de capital, houve igualmente baixa de preços justificada pela descida de preços de máquinas e combustíveis.

Ainda segundo o INE, em termos homólogos, o indice de preço da importação diminuiu 12,9%, relativamente ao mês de Dezembro de 2019.


Opiniões dos Leitores

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com asterisco *