Defesa de Alex Saab pede suspensão do processo de extradição
Written by Crioula fm on 15/02/2021
O advogado de defesa de Alex Saab anunciou que apresentou um recurso ao Supremo Tribunal de Justiça, de modo a suspender o processo de extradição por parte de Cabo Verde, enquanto aguarda decisão do Tribunal da CEDEAO.

Em comunicado, o advogado José Pinto Monteiro, que lidera a defesa de Alex Saab em Cabo Verde, avançou que o recurso deu entrada na sexta-feira no Supremo Tribunal de Justiça de Cabo Verde.
Lembrou que a 02 de Dezembro, devido a estado de saúde de colombiano, Tribunal da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) tinha ordenado colocação de Alex Saab em regime de prisão domiciliária.
O Tribunal da CEDEAO deverá pronunciar-se sobre a legalidade da detenção e o processo de extradição no próximo dia 11 de Março.
Detido a 12 de Junho no Aeroporto Internacional Amílcar Cabral, na ilha do Sal, Saab, considerado um testa-de-ferro do Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro. é acusado pela Justiça América, que pede a sua extradição por alegada lavagem de capitais no montante de 350 milhões de dólares através do sistema financeiro dos Estados Unidos.
O Governo da Venezuela afirma que ele tem imunidade diplomática e que estava ao serviço do país. A defesa também já recorreu à Comissão dos Direitos Humanos das Nações Unidas e ao Tribunal da CEDEAO.