Current track

Title

Artist

Background

Ministério da Saúde confirma circulação da variante inglesa no Pais

Written by on 02/03/2021

Presidente do Instituto Nacional de Saúde Pública, confirmou que a variante inglesa da SARS-CoV-2 está a circular em Cabo Verde. Considerou ser “preocupante” a confirmação dessa variante no arquipélago, devido a sua alta taxa de contaminação.

Maria da Luz Lima, disse que recentemente foram enviadas com apoio da Organização Mundial da Saúde, 77 amostras recolhidas em todas as ilhas do arquipélago, referentes aos meses de Dezembro, Janeiro e Fevereiro, ao laboratório de Dakar, Senegal.

Conforme diz, “Dos resultados que chegaram, identificaram que a maior parte do vírus circulante no país é da Europa Ocidental e foram sequenciadas nesta primeira fase 24 amostras e dessas duas eram da variante inglesa”.

Ainda adiantou que quer dizer que no pais circulou ou está a circular a variante inglesa do vírus SARS-CoV-2, alertando que a sua confirmação no país “é preocupante” tendo em conta a alta taxa de transmissão comparativamente ao vírus original da covid-19.

“De qualquer maneira, se a taxa de transmissibilidade é elevada isto quer dizer que vão haver também mais casos e mais casos graves e, eventualmente, mais óbitos. Neste sentido, é fundamental continuarmos a insistir na implementação forte de medidas preventivas, distanciamento, uso obrigatório das máscaras, para que a propagação do vírus seja menor possível”, apelou.

Maria da Luz Lima reiterou que nos próximos dias a comunicação será reforçada para chamar a atenção da população sobre a nova situação que o país está a viver devido a pandemia da covid-19.

Um estudo divulgado no passado mês de Fevereiro pelo Governo britânico indica que a nova variante do novo coronavírus, agora predominante no país, pode ser até 70% mais mortal que as anteriores.


Opiniões dos Leitores

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com asterisco *