Current track

Title

Artist

Background

Liceu Olavo Moniz insere xadrez como disciplina curricular em aulas de ED

Written by on 04/03/2021

Escola Básica e Secundária Olavo Moniz, no Sal, insere o xadrez na grade curricular, abrangendo 700 alunos do 5º e 6º anos, em aulas de Educação Física, com o propósito de “melhorar o desenvolvimento cognitivo” dos alunos.

Projecto, que hoje se torna realidade, foi desenvolvido pela direcção da Escola Básica e Secundária Olavo Moniz (EBSOM), a Associação do Xadrez e apoio do mestre Mariano Ortega, que é treinador da federação cabo-verdiana da modalidade.

EBSOM torna-se, assim, a primeira escola em Cabo Verde a introduzir o xadrez como disciplina curricular, uma opção de educação física, com o propósito de “promover a modalidade como uma ferramenta educativa, reforçar e melhorar o desenvolvimento cognitivo dos alunos” que optaram por esta disciplina, em vez da de Educação Fisica.

Para o presidente da Associação de Xadrez do Sal (AXSAL), Sidney Spínola, a inserção do xadrez como disciplina curricular no liceu é “o título dos títulos, mais do que ganhar um campeonato nacional”.

Neste primeiro trimestre a disciplina terá uma avaliação prática e a ideia é também levar o xadrez para o Complexo Educativo de Santa Maria, com a mesma finalidade.

O xadrez é um desporto também considerado uma arte e uma ciência e a sua prática desenvolve habilidades tendo como destaque memória, concentração, planeamento e tomadas de decisões.

O xadrez é considerado como um “excelente suporte pedagógico”, visto que ajuda os alunos com outras disciplinas, tais como Matemática, Artes, História e Geografia.


Opiniões dos Leitores

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com asterisco *