Current track

Title

Artist

Background

Cabo Verde sem informações suficientes para avaliar impacto da nova variante detetada

Written by on 09/03/2021

O diretor nacional da Saúde, afirmou que Cabo Verde ainda não possui informações suficientes para declarar se a variante detetada está a ter impacto diferente ou semelhante ao que acontece no exterior.

Jorge Noel Barreto disse que se a variante está a circular não está a ter repercussão como nos paises da Europa. Porém, temos de aguardar informações das outras amostras que estão no laboratório Pasteur na Dakar, Senegal para análises, para podermos saber estado de esta variante no Pais.

Conforme o responsável, as pessoas a quem foram detetadas a variante inglesa não apresentavam sintomas, sendo que uma delas, testada positiva para nova variante, tinha realizado o teste para poder regressar ao pais onde reside.

Por outro lado considerou a situação da Covid-19 no País com alguma “estabilidade”, mas com bastante variável entre as ilhas que, no seu ponto de vista, estão em momentos epidemiológicos diferentes.

Na informação à imprensa, realçou que nos últimos 14 dias foram analisados 9.712 amostras, resultando uma média de 694 testes por dia entre PCR e antigénio.

Nesta base de ideias, sublinhou que foram, neste espaço de tempo, detectados 720 casos novos, totalizando uma média de 51 casos novos por dia e uma taxa de positividade de 7,4%.

Questionado sobre para quando o lote de vacinas para Cabo Verde, respondeu que a informação que tinha é que seriam para breve.


Opiniões dos Leitores

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com asterisco *