Current track

Title

Artist

Background

Covid-19: OMS África espera terceira vaga dentro de semanas e apela a vacinação

Written by on 19/03/2021

A diretora regional da OMS para África afirmou que é previsivel uma terceira vaga de covid-19 em vários países nas próximas semanas e encorajou os Estados a continuarem as suas campanhas de vacinação, sem pausas.

Responsável falava durante a sessão de informação online da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a pandemia de covid-19 em África, hoje marcada pelas dúvidas sobre a vacina da AstraZeneca, suspensa em vários países após casos de reações adversas graves, e sobre a qual o regulador europeu vai pronunciar-se.

Ainda assim, Moeti encorajou os países a continuarem com as suas campanhas de vacinação e a não fazerem pausas.

A diretora regional da OMS para África referiu que é esperada uma terceira vaga nas próximas semanas, tendo em conta que “os governos estão a aliviar as restrições e há cansaço da população em aderir a medidas de saúde pública”.

E recordou que, através da Covax, iniciativa fundada pela OMS para garantir uma vacinação equitativa contra a covid-19, foram entregues mais de 16 milhões de doses a 27 países africanos.

Só no Gana, especificou, mais de 420.000 pessoas foram vacinadas em apenas duas semanas, o que abrange mais de 60% da população na zona da capital, Accra, que “tem sido fortemente afetada pelo surto”.

A covid-19 infetou 4.062.388 pessoas nos 55 Estados-membros do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), causando 108.659 mortes. Recuperaram 3.649.317 infetados.


Opiniões dos Leitores

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com asterisco *