Current track

Title

Artist

Background

EUA: AstraZeneca poderá ter fornecido dados incompletos de ensaio clinico

Written by on 23/03/2021

Agência de Saúde norte-americana questiona solidez dos dados apresentados pela farmacêutica sobre o último ensaio clinico da vacina no pais.

A AstraZeneca poderá ter fornecido uma análise incompleta dos dados sobre a eficácia da vacina contra a Covid-19 na sequência de um ensaio clínico em massa nos Estados Unidos, indicou esta terça-feira o Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas, citado pela Reuters.

Recorde-se que a farmacêutica anglo-sueca tinha avançado na segunda-feira com os dados de testes avançados de um estudo efetuado nos Estados Unidos, no Peru e no Chile, que indicavam que a vacina da AstraZeneca tem uma eficácia de 79% contra o coronavirus.

Agora, um comité de análise de dados (DSMB) “expressou a preocupação que a AstraZeneca poderá ter incluído informação desatualizada daquele ensaio, o que poderá ter resultado numa análise incompleta dos dados sobre eficácia”, indicou o regulador norte-americano, em comunicado.

Sublinhe-se que vários países suspenderam o uso da vacina por causa de alguns casos de formação de coágulos sanguíneos, que podem resultar em morte. Na quinta-feira passada, porém, a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) considerou-a “segura e eficaz”, e o uso da vacina foi retomado na maior parte dos paises.


Opiniões dos Leitores

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com asterisco *