Primeira fase de vacinação contempla 150 profissionais da saúde na Ilha do Sal
Written by Crioula fm on 25/03/2021
Na ilha do Sal 150 profissionais da saúde, entre público e privado, foram vacinados nesta primeira fase, com a primeira dose da vacina Pfizer, contra covid-19.

Foram quatro dias de vacinação dos profissionais da saúde na ilha turística, iniciado sexta-feira até segunda-feira, 22, do Hospital Ramiro Figueira, da Delegacia de Saúde e clinicas privadas.
À semelhança de outros países no mundo, os profissionais da saúde, os da linha da frente, sobretudo do Banco de Urgência e os que têm contacto direto com pacientes de covid-19, foram os primeiros a serem imunizados, tendo no Hospital Ramiro Alves Figueira sido vacinados 78 pessoas.
A diretora do Ramiro Alves Figueira, Cláudia Silva, explicou em declarações à Inforpress que o processo de vacinação “correu bem”, não obstante a resistência de alguns profissionais, mas a maioria foi vacinada, conforme assegurou.
Segundo a médica, os profissionais a quem foram aplicados a primeira dose da vacina Pfizer “estão bem”, queixando-se apenas de sintomas leves como dor de cabeça, dor no local, porém “nada de grave”.
Entretanto, tranquilizou dizendo que efeitos colaterais são considerados normais depois de vacinação.
Para Cláudia Silva a chegada da vacina ao Pais é um sinal de esperança, anotando que as pessoas já estão ansiosas para a toma da segunda dose, o que permitirá “maior proteção”.
Depois da vacinação desses profissionais da área, seguem-se a vacinação, nomeadamente dos doentes crónicos e vulneráveis, idosos, também o pessoal da Protecção Civil, forças de segurança nacional, até chegar à população.
Cabo Verde recebeu 5.850 doses da vacina da Pfizer contra a covid-19, que se juntam às 24 mil da AstraZeneca, para a vacinação que teve inicio no dia 19 de Março, esperando cobrir 70% da população este ano.