Current track

Title

Artist

Background

Cabo Verde quer contar com apoio de Portugal na aquisição de aeronave no dominio defesa

Written by on 26/03/2021

A direcção nacional da Defesa espera contar com o apoio de Portugal para a aquisição de uma aeronave capacitada para operar no corredor do Atlântico, no quadro da legislação cabo-verdiana, e no alinhamento de estratégias para 2021-2026.

Revela director nacional da defesa, por ocasião da VIII reunião da subcomissão bilateral no dominio da defesa entre Cabo Verde e a República Portuguesa, com o propósito de avaliar esta cooperação no Atlântico e projectar novas cooperações bilaterais para o próximo quinquénio.

Para o coronel Armindo Miranda esta aeronave afigura-se como uma das prioridades para Cabo Verde, pelo que neste encontro vai estar sobre a mesa de discussão, “já que o Governo já anunciou a aquisição de uma plataforma, o que para a sua operação, terá de contar com a inserção de frota a nivel da defesa e segurança”.

Já o director-geral de Política de Defesa Nacional de Portugal referiu que com esta missão Portugal está a iniciar o um novo processo de negociação de um novo programa-quadro no dominio de defesa entre os dois paises.

Paulo Lourenço disse que com a aproximação do término do programa em vigor no quadro desta cooperação, está-se a fazer o balanço e pensar as novas áreas que constituem prioridades de cooperação entre os dois países na área da defesa para a cooperação entre Portugal e Cabo Verde para os próximos anos.

Considerou ser esta a hora de revisitar os projectos, visando ajustes, para melhor corresponder às necessidades da Defesa Nacional e das Forças Armadas cabo-verdianas.


Opiniões dos Leitores

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com asterisco *