Current track

Title

Artist

Background

Responsável de EMA confirma relação entre vacina da AstraZeneca e coágulos sanguineos

Written by on 06/04/2021

Um responsável da Agência Europeia do Medicamento (EMA) confirmou a existência de “uma ligação” entre a vacina AstraZeneca/Oxford e os coágulos sanguineos observados em alguns doentes após a sua administração.

Marco Cavaleri, que é diretor da estratégia de vacinas do regulador europeu, refere que falta ainda perceber o que está na origem desta ligação.

Especialistas da Agência Europeia de Medicamentos (EMA) estão reunidos para finalizar a sua avaliação aos casos raros de coagulação de sangue e a sua possivel ligação à vacina da AstraZeneca, cuja utilização está suspensa em alguns paises europeus para menores de 60 anos, enquanto se aguarda por esses resultados.

Há já várias semanas que se levantam suspeitas sobre possiveis efeitos secundários graves, mas raros, após terem sido observadas pessoas vacinadas com a vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford e pela AstraZeneca a apresentarem trombose atipica. Depois de uma averiguação no final de março, a EMA prevê reunir-se sobre o caso entre esta terça e sexta-feira.

Dezenas de fenómenos tromboembólicos já foram relatados, com alguns a resultar em morte. No Reino Unido, houve 30 casos e sete mortes num total de cerca de 18,1 milhões de doses administradas até 24 de março.

Até agora, a EMA defendeu sempre que “não foi provada nenhuma relação causal com a vacina”, embora não tenha excluído a possibilidade, reiterando que os beneficios da vacinação contra o virus SARS-CoV-2 superam sempre os riscos.


Opiniões dos Leitores

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com asterisco *