Actividade fisica “evita os factores de riscos” para doenças crónicas não transmissiveis
Written by Crioula fm on 07/04/2021
Administrador executivo do Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP) defende que a actividade física é uma “excelente forma de evitar” fatores de riscos para as doenças crónicas não transmissiveis.

Júlio Rodrigues fez estas considerações à margem do seminário sobre “A importância da actividade física na prevenção do Acidente Vascular Cerebral (AVC) ”, para assinalar o Dia Mundial da Actividade Fisica assinalado no dia 06 de Abril.
É assinalou que a actividade física é um fator para combater doenças crónicas não transmissíveis, isso porque, reforçou, “grande parte dessas doenças são evitáveis”.
Segundo o administrador do INSP, tendo em conta o peso do AVC no panorama sanitário do País e o Dia Mundial da Actividade Fisica para combater esse mal, o INSP juntou os parceiros para lançar a iniciativa da prática do desporto e também celebrar a data em questão.
Por sua vez, o diretor nacional da Saúde, Jorge Noel Barreto, disse ser justo aproveitar a data no âmbito da iniciativa Ano do Acidente Cerebral, com o dia que assinala o Dia Mundial da Actividade Fisica, para fazer uma colaboração e chamar atenção a população da importância das atividades físicas para a saúde.
Jorge Noel Barreto lembrou várias iniciativas têm sido implementadas em Cabo Verde, no sentido de promover a realização da prática do exercicio físico.
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, o AVC causa cerca de 6 milhões de mortes por ano a nível mundial, sendo a maioria em paises em desenvolvimento.