Current track

Title

Artist

Background

Pandemia evidenciou “violência cibernética contra as mulheres” – investigadora

Written by on 07/04/2021

A pandemia de covid-19 deu “visibilidade à violência cibernética contra as mulheres”, alertou hoje a investigadora Rita Basilio, que apela a “medidas de protecção para o mundo ‘online’”, sobretudo para as plataformas de redes sociais.

Embora admita que “a violência cibernética não representa um problema social totalmente novo, tendo em conta a importância do contexto cruzado entre violência ‘offline’ e violência cibernética”, a investigadora salienta que “há novas formas de violência que são facilitadas e há comportamentos dirigidos às mulheres em plataformas muito populares, como o Facebook, o Twitter e o Instagram”.

Para prevenir e combater a violência cibernética é necessário, “em primeiro lugar”, sensibilizar os cidadãos, ou seja, “reconhecer que este é um problema social grave”, começou por dizer a investigadora, acrescentando que “a sensibilização deve ser feita em paralelo com monitorização sistemática”.

Além disso, é necessário também apostar na “educação dos utilizadores e na formação dos profissionais, incluindo as autoridades policiais”, apontou.

Rita Basilio defendeu ainda a necessidade de adoptar “medidas de protecção para o mundo ‘online’”, apelando, nesse sentido, à “participação activa dos governos, da sociedade, da indústria dos media e das plataformas digitais”, para que seja possível combater a violência cibernética “sem colocar em causa a liberdade de expressão”.


Opiniões dos Leitores

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com asterisco *