Current track

Title

Artist

Background

CNE fixa número de eleitores por mesa e divulga medidas de segurança sanitária

Written by on 09/04/2021

Comissão Nacional de Eleições (CNE) fixou em 350 o número máximo de eleitores por cada mesa de assembleia de voto, para a eleição dos deputados à Assembleia Nacional no próximo dia 18 de Abril.

De acordo com a deliberação da CNE, trata-se de uma medida que visa “minimizar os constrangimentos logísticos, nomeadamente, a falta de edifícios públicos e de cidadãos para desempenharem as funções de membros de mesa de voto, verificados nas eleições de 2020”.

No mesmo documento, a CNE indica que as urnas abrem às 07:00 e fecham às 18:00 e alerta, por outro lado, para a proibição da venda de bebidas alcoólicas nas imediações das mesas de assembleias de voto das 07:00 às 19:00 do dia das eleições.

A deliberação da CNE aponta um conjunto de medidas de segurança sanitária a serem observadas durante o dia das eleições legislativas, nomeadamente, o distanciamento de 1,5 metros entre os eleitores em fila, a higienização das mãos com álcool-gel por parte dos eleitores, bem como a obrigatoriedade do uso, por parte dos membros da mesa, de um equipamento específico que integra máscara cirúrgica, viseira e luvas.

A CNE recomenda que seja dada prioridade aos eleitores que integram os grupos de risco, nomeadamente, os idosos e doentes crónicos, pessoas com deficiência e mulheres grávidas.

Na deliberação a CNE informa que vai solicitar os serviços da Polícia Nacional no sentido de “condicionar o trânsito em frente às assembleias de voto, proibindo apenas o estacionamento, podendo-se parar pelo tempo estritamente necessário para largar ou apanhar passageiro, tendo em vista evitar a aglomeração de veículos automóveis em frente aos edifícios onde vão funcionar as assembleias de voto”.


Opiniões dos Leitores

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com asterisco *