Current track

Title

Artist

Background

UE pediu à EMA reavaliação da AstraZeneca para uma “abordagem unificada”

Written by on 15/04/2021

A Comissão Europeia disse que pediu à Agência Europeia do Medicamento (EMA) para rever os dados sobre a vacina da AstraZeneca, para garantir uma “abordagem coerente e unificada” na União Europeia (UE) relativamente ao fármaco.

Falando na conferência de imprensa diária da instituição, em Bruxelas, Stefan De Keersmaecker aludia ao pedido feito ao regulador europeu pela comissária europeia da tutela, Stella Kyriakides, sobre mais dados relativos à vacina Vaxzevria (novo nome dado à vacina da AstraZeneca) contra a covid-19, envolta em polémica por confirmados casos muito raros de efeitos secundários como coágulos sanguíneos em vacinados.

De acordo com Stefan De Keersmaecker, “este pedido baseia-se no objetivo de permitir à EMA continuar a aprimorar a sua opinião sobre a utilização da vacina”.

Na quinta-feira, a EMA anunciou que, a pedido da Comissão Europeia, está a rever os dados sobre a vacina Vaxzevria, mas reiterou que os benefícios do fármaco da AstraZeneca superam os riscos.

Segundo a agência, esta revisão do Comité de Medicamentos Humanos (CHMP) da EMA vai permitir às autoridades “colocar os riscos da vacina Vaxzevria no contexto dos benefícios das campanhas de vacinação” que estão a decorrer nos diversos Estados-membros.

Segundo o comunicado do regulador europeu, esta revisão, que decorre na sequência da reunião informal dos ministros da Saúde da UE realizada em 07 de abril, vai permitir apoiar as campanhas nacionais de vacinação sobre a melhor forma de administrar esta vacina.


Opiniões dos Leitores

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com asterisco *