Current track

Title

Artist

Background

Superliga: Modelo desportivo europeu “está muito ameaçado” – diz Presidente de COI

Written by on 20/04/2021

O modelo desportivo europeu baseado na solidariedade “está muito ameaçado” por aqueles que colocam o foco “no beneficio económico”, lamentou o presidente do Comité Olimpico Internacional (COI), o alemão Thomas Bach.

No entanto, sem se referir ao projeto da Superliga europeia de futebol, Thomas Bach apelou à salvaguarda do “modelo único europeu”, construido em torno da “função social e educativa do desporto”, sobre os pilares da “solidariedade e voluntariado”.

Thomas Bach, que falava à margem de um congresso promovido pela UEFA em Montreux, na Suíça, disse ainda que o modelo único europeu “permite que os benefícios obtidos nos níveis mais elevados sejam investidos nos níveis inferiores”.

O presidente do COI disse que, face às demonstrações de “egoísmo” que “ganharam terreno” durante a pandemia de covid-19, “é necessário mais solidariedade dentro das organizações desportivas e entre as organizações desportivas”.

No seu discurso no congresso, Bach destacou que as competições disputadas com segurança nos últimos meses, durante a pandemia, geraram “confiança” na possibilidade de se organizar com a mesma garantia os Jogos Olímpicos em julho.

No domingo, AC Milan, Arsenal, Atlético de Madrid, Chelsea, FC Barcelona, Inter Milão, Juventus, Liverpool, Manchester City, Manchester United, Real Madrid e Tottenham anunciaram a criação da Superliga europeia, à revelia de UEFA, federações nacionais e vários outros clubes.

A competição vai ser disputada por 20 clubes, 15 dos quais fundadores — apesar de só terem sido revelados 12 — e outros cinco, qualificados anualmente.

A UEFA anunciou que vai excluir todos os clubes que integrem a Superliga, assegurando contar com o apoio das federações de Inglaterra, Espanha e Itália, bem como das ligas de futebol destes três países.


Opiniões dos Leitores

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com asterisco *