Current track

Title

Artist

Background

384 mil pessoas morreram de Paludismo na região africana em 2020

Written by on 26/04/2021

Na 2020 384 mil pessoas morreram de Paludismo na região africana. Numero este que directora regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a África, Matshidiso Moeti, lamentou.

Na sua mensagem do Dia Mundial de Luta contra o Paludismo 2021, que assinalado no domingo, cujo tema é “Zero paludismo – fazer frente ao paludismo”, Matshidiso Moeti afirmou que todos os casos de paludismo são “evitáveis” e todas as mortes por paludismo são “inaceitáveis”.

Lembrou que em 2019, dos 229 milhões de casos de paludismo e 409.000 mortes por paludismo notificados no mundo, 94 por cento (%) foram registados na região africana da OMS, apesar dos “grandes progressos” realizados na resposta ao paludismo na região.

No entanto, segundo a mesma fonte, 36 dos 44 países da região endémicos de paludismo não atingiram estes marcos.

Matshidiso Moeti advogou que são necessárias “medidas urgentes” para travar o flagelo desta doença e para aproximarem dos objectivos mundiais definidos para o paludismo, nomeadamente a redução em 90% do número de casos e mortes imputáveis a esta doença até 2030.

A margem do dia mundial do Paludismo Cidade da Praia aderiu ao movimento global das entidades internacionais de luta contra o paludismo e ilumina, o edifício do Palácio do Governo der azul, para assinalar o Dia Mundial do Paludismo.

Segundo o coordenador do Programa Nacional da Luta contra o Paludismo, António Moreira, desde Fevereiro de 2018, lembrou, que o Pais não registou nenhum caso autóctone de paludismo, estando neste momento no processo de certificação.

Um dos requisitos para a obtenção deste certificado, informou, é o Pais estar livre há três anos desta doença, algo que Cabo Verde já alcançou, mas falta fazer ainda uma avaliação por parte dos técnicos internacionais da Organização Mundial da Saúde.

Mas para isso, alertou, a eliminação da malária não depende só das autoridades, mas sim de toda a população.

O Dia Mundial de Luta Contra a Malária, celebrado a 25 de Abril, foi instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2007, com a missão de reconhecer o esforço global para o controlo efectivo da malária.


Opiniões dos Leitores

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com asterisco *