Current track

Title

Artist

Background

Covid-19: Aumento de casos na Faixa de Gaza ameaça sobrecarregar hospitais

Written by on 27/04/2021

O aumento de casos de covid-19 na Faixa de Gaza ameaça sobrecarregar os hospitais do enclave palestiniano, enfraquecidos por anos de conflito e pelo bloqueio israelita.

O aparecimento no início de Março da variante identificada no Reino Unido – mais contagiosa que anteriores estirpes – no território densamente povoado favoreceu a transmissão entre os mais jovens e uma explosão do número de infecções.

Gaza, com dois milhões de habitantes, registou a semana passada um recorde de 23 mortos num único dia, de um total de cerca de 830 desde o início da pandemia.

O número total de 100.000 infecções deve ser ultrapassado esta semana, mas apenas 3.200 testes são realizados diariamente, revelando uma taxa de positividade de 36%, uma das mais elevadas no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde.

O Hospital Europeu na cidade de Khan Younis, o principal centro de tratamento para doentes covid, está a ficar sem recursos. Segundo o seu director, Yousef al-Aqqad, 118 das 150 camas estão ocupadas por doentes em estado grave.

O Hospital Shifa, o maior de Gaza, tem 100 camas para doentes covid, incluindo 12 de cuidados intensivos. Foram adiadas algumas cirurgias e encerrado o serviço de ambulatório.

O Ministério da Saúde disse que quase toda a Faixa de Gaza foi designada de “zona vermelha” devido à alta transmissão do coronavirus na comunidade.


Opiniões dos Leitores

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com asterisco *