Current track

Title

Artist

Background

Qualidade de água na ilha de Santiago “tem vindo a degradar-se ano após ano”

Written by on 06/05/2021

Um investigador nas áreas de qualidade de água e do solo em climas semi-áridos, Nemias Gonçalves, disse que a qualidade de água na ilha de Santiago “tem vindo a degradar-se ano após ano”

O especialista Nemias Gonçalves falou ainda da falta de chuva, que tem assolado o País nos últimos anos, ressaltando que sem chuva não há recarga aquífera, sem a qual não produzem água de qualidade para o consumo.

Nemias Gonçalves justificou, exemplificando que se há um determinado ponto de água, com um caudal de exploração de 5 metros cúbicos por hora para ser explorado em 12 horas, deve-se respeitar essa indicação. Segundo afirmou, se se exceder essa indicação, ao invés de explorar durante 20 anos, vai se explorar por somente 10 anos.

Nesta matéria, disse o especialista que responsabiliza primeiramente as entidades responsáveis pela gestão, mas frisou que os cidadãos têm “grandes responsabilidades” na parte da gestão e exploração dos recursos hídricos porque é um bem para todos.

Para Agência de Noticias Cabo Verdiana, Nemias Gonçalves defendeu que o principal enfoque passa pela educação das pessoas na gestão adequada desses recursos, mas que também a entidade reguladora ou entidade que faz a distribuição devem sensibilizar a população no sentido de preservar esse recurso que é indispensável para a vida.


Opiniões dos Leitores

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com asterisco *