Current track

Title

Artist

Background

PR defende a necessidade de acesso universal equitativo e rápido à vacina

Written by on 25/05/2021

Na dia de Africa assinalado nesta terça feira 25, Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca defendeu que é necessário os países africanos terem acesso universal, equitativo e rápido à vacina contra a covid-19, bem como à iniciativa de perdão ou alivio da divida externa.

Ainda na sua mensagem alusiva ao Dia da África, Chefe de Estado lembrou que tal como tem acontecido em outros continentes, a África tem sido afectada negativamente pelas múltiplas consequências da pandemia da covid-19 em todas as áreas de esforço humano.

O PR recorda que, pelo segundo ano consecutivo, a data é celebrada em circunstâncias muito especiais, em que a humanidade está a atravessar a maior das ameaças no decurso do último século, onde a pandemia da covid-19 veio desestabilizar e desestruturar os padrões essenciais da existência e do funcionamento das sociedades.

Para Jorge Carlos Fonseca, os paises africanos precisam garantir que os seus esforços no combate a esta crise vão para além da resposta aos desafios imediatos, em matéria de cuidados de saúde, para abordarem igualmente, de forma abrangente, os impactos socioeconómicos mais vastos da pandemia, que incluem os efeitos das calamidades naturais, das alterações climáticas, da pobreza e fome endémicas, do desemprego e desigualdades sociais.

Por outro lado, o Presidente da República augurou que os paises africanos continuem a trabalhar, conjuntamente, para que nenhum dos Estados seja deixado para trás, no que diz respeito à imunização da sua população e à retoma da economia.

Realçou ainda a iniciativa “Silenciar as Armas” da União Africana, no sentido da erradicação do terrorismo e dos conflitos armados em África, a redução da pobreza, a protecção do ambiente, a implementação de politicas a favor dos jovens e das mulheres, como medidas importantes e que devem continuar a ser prioridades da agenda continental. 


Opiniões dos Leitores

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com asterisco *