Current track

Title

Artist

Background

Covid-19: Equipa médica INEM conclui missão a Cabo Verde com balanço positivo

Written by on 28/05/2021

As equipas médicas que Portugal disponibilizou para reforçar a capacidade de resposta à covid-19 dos hospitais centrais cabo-verdianos, terminam domingo a missão de duas semanas, elogios à organização que encontraram, apesar do elevado número de infectados.

No Hospital Doutor Agostinho Neto, na cidade da Praia, dois militares e um enfermeiro do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) trabalham no apoio às equipas da unidade de cuidados intensivos, área em realizaram formação, nos últimos dias, para grande parte dos médicos e enfermeiros da ilha de Santiago, nomeadamente em ventilação e tratamento de doentes críticos.

A major do Exército português Inês Nunes, médica de medicina interna no Hospital das Forças Armadas e na Direcção de Saúde do Exército, admitiu que quando chegou à Praia em 16 de Maio – depois de Cabo Verde ter registado picos diários de novos casos no início do mês – encontrou um “certo alívio” na pressão sobre o Serviço Nacional de Saúde cabo-verdiana, com a progressiva queda no número de novos infectados pelo coronavírus SARS-CoV-2.

As equipas que chegaram em 16 de Maio a Cabo Verde, cujas missões terminam no domingo, são constituídas por um grupo de profissionais de saúde do INEM, das Forças Armadas e do Centro Hospitalar do Baixo Vouga.

Integram dois médicos com experiência em cuidados intensivos e quatro enfermeiros com experiência em urgência e emergência e cuidados intensivos.


Opiniões dos Leitores

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com asterisco *