Current track

Title

Artist

Background

Unicef diz que vai continuar a trabalhar para concretizar os direitos das crianças

Written by on 02/06/2021

O gestor do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em Cabo Verde comprometeu-se continuar a trabalhar com os parceiros nacionais e internacionais para a concretização dos direitos das crianças no pais.

A garantia foi dada por Steven Ursino, durante a visita que efectuou às estruturas do Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA) em Santiago Sul, no âmbito do Dia Internacional da Criança.

Para Steven Ursino, hoje em dia os direitos das crianças enfrentam novas ameaças e a pandemia da covid-19 trouxe ainda enormes desafios para a protecção das mesmas a nível mundial.

Por outro lado, considerou que é preciso ouvir as crianças para que as suas ideias e propostas possam ser melhoradas e trabalhadas, para garantir um mundo melhor onde nenhuma criança fique para trás.

Por seu turno, a presidente do ICCA, Maria do Livramento Silva, realçando que a UNICEF é o maior parceiro da instituição com “apoios importantes” na defesa dos direitos das crianças ao longo desses anos.

Relativo a Centro de Emergência Infantil em Achada Limpo, uma das instalações visitadas, acolhe 28 crianças dos 0 aos 17 anos, de todas as ilhas, e dispõe de um coordenador, um psicólogo, um assistente social, quatro educadoras e uma técnica de gestão, número esse, que considera insuficiente.

E para dar resposta a situações, afirmou que o centro precisa de 14 psicológicos e 10 assistentes sociais e a cada ano haverá necessidade de contratar mais, tendo em conta o grau de exigência das crianças.


Opiniões dos Leitores

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com asterisco *