Current track

Title

Artist

Background

DI chega a Cabo Verde para interceder a favor da libertação de Alex Saab

Written by on 04/06/2021

Uma delegação internacional composta por quatro individualidades chega nas próximas horas a Cabo Verde com perspetivas de encontrar-se com as autoridades para pedir a libertação do venezuelano Alex Saab.

Dom Filipe Teixeira, que lidera o grupo, explicou que o propósito da viagem é “humanitária”, porque Alex Saab “está detido ilegalmente há quase um ano em condições desumanas e degradantes”, e foi “submetido a torturas físicas e psicológicas e sofreu uma perda significativa de peso”.

Conforme a mesma fonte, o objectivo da viagem é também “pressionar as autoridades para que garantam o cumprimento do Estado de Direito pelo qual Cabo Verde se tornou conhecido”.

Em Cabo Verde, o grupo pretende encontrar-se com o Presidente da República, com o primeiro-ministro, com a ministra da Justiça e com a presidente da Comissão Nacional dos Direitos Humanos, entre outras autoridades.

Questionado pela Agencia de Noticias Cabo Verdeana se a viagem é patrocinada pelo Governo de Venezuela, que tem lutado para a libertação de Alex Saab, Dom Filipe Teixeira explicou que a visita é uma resposta à manifestações espontâneas de apoio da comunidade e dos sindicalistas, mas que “não é patrocinada pela Venezuela”.

Neste momento Alex Saab encontra-se em prisão domiciliária.


Opiniões dos Leitores

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com asterisco *