Current track

Title

Artist

Background

ERIS defende necessidade “urgente” de facilitar acções de segurança alimentar

Written by on 07/06/2021

Na Dia Mundial da Segurança dos Alimentos celebrado anualmente a 7 de junho, Entidade Reguladora Independente da Saúde (ERIS) defendeu necessidade “urgente” de promover e facilitar acções de segurança alimentar dos alimentos, mas com o envolvimento de todos os operadores económicos.

Avança administradora executiva para o sector alimentar da ERIS, Patrícia Miranda que considerou que os consumidores têm um papel “muito importante” e devem se tornar fiscalizadores porque cada vez mais exigem produtos seguros, saudáveis e seguros.

Adiantou que as doenças transmitidas por alimentos a nivel mundial têm um impacto grande na saúde pública e no comércio internacional, sendo que a maior parte da carga global desta doença afecta crianças com menos de 5 anos e sobretudo nas regiões de rendimento baixo.

Na dia Eris lança um “Manual de Boas Práticas de Higiene para Estabelecimentos Alimentares” destinado aos operadores económicos do sector alimentar e inclui informações simplificadas, com recurso a ilustrações e outras representações gráficas, sobre as acções que podem ser implementadas para o cumprimento dos requisitos legais de segurança sanitária dos alimentos vigentes no pais.

O manual estará disponível no site da ERIS e posteriormente será distribuido aos operadores económicos.

Dia Mundial da Segurança Sanitária dos Alimentos foi criado em 2019 pela Assembleia Geral das Nações Unidas com o objetivo de chamar a atenção e inspirar ações para ajudar a prevenir, detetar e gerir riscos transmitidos por alimentos.


Opiniões dos Leitores

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com asterisco *