As ruínas da única Sé Catedral marcam indelevelmente a memória coletiva dos cabo-verdianos, com toda a sua carga simbólica. O início da sua construção é de cerca de 1556.
As obras terão sido suspensas por volta de 1592 e ficado paradas mais ou menos durante 130 anos. Assim, a construção da Sé só ficará concluída à volta de 1700. Logo em 1712 é saqueada por corsários franceses, comandados por Jacques Cassard, que a deixaram bastante danificada e pilharam grande parte do seu recheio. Nem os sinos escaparam. O saque à Cidade, por Cassard e seus homens, foi avaliado em cerca de 3 milhões de libras esterlinas.
Hoje, as ruínas podem bem ser consideradas como se fossem um palco a céu descoberto, deixando o visitante apreciar as suas dimensões colossais.
You may also like
A então denominada Ribeira Grande foi fundada em 1462, apenas dois anos após a chegada dos navegadores portugueses à ilha de Santiago. Foi porto de escala de dois grandes navegadores: Vasco da Gama, em 1497, em sua viagem de descoberta do caminho marítimo para a Índia, e Cristóvão Colombo, em 1498, em sua terceira viagem para as Américas. O período áureo […]
O Forte Real de São Filipe, também referido como Fortaleza Real de São Filipe ou simplesmente como Fortaleza, localiza-se no alto de Achada Forte. O forte foi erguido no contexto da Dinastia Filipina, após os assaltos do corsário inglês Francis Drake em 1578 e em 17 de Novembro de 1585, com a função de defesa da cidade e de seu ancoradouro. As obras foram […]
O Pelourinho é um monumento importante na cidade de Cidade Velha. É uma coluna de mármore branco em estilo manuelino, situada na praça principal da cidade,, erigido em 1520. É uma das poucas peças intactas na arquitetura da Cidade da Ribeira Grande.