Lider do PAICV diz que indicação da morna para Património Imaterial da Humanidade é um “ganho” para o pais
Written by Crioula fm on 18/11/2019
A líder do PAICV (oposição) disse que já é um “ganho” o facto de a comissão de peritos da UNESCO se ter pronunciado positivamente sobre a possibilidade de a morna ser considerada Património Imaterial da Humanidade.

“É uma grande conquista. Todos nós devemos estar orgulhosos pelas conquistas de Cabo Verde. Estas conquistas devem unir a nação e devem ser celebradas por todos”, afirmou a presidente do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, oposição).
Em declarações à Inforpress, a dirigente partidária assegurou que o país estará a “torcer e esperar a consagração” da morna como Património Imaterial da Humanidade.
Há uma semana o ministro da Cultura e Indústrias Criativas, Abraão Vicente, anunciou na sua página do Facebook que o comité técnico dos peritos da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) aprovou o dossiê da morna a Património da Humanidade.
De acordo a mesma publicação do ministro, a decisão será ratificada em Dezembro, na Colômbia, mas a Nação “já pode celebrar porque a morna já é Património Imaterial da Humanidade.”
No entanto, fonte oficial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) comentou, em entrevista à Lusa, que a classificação da morna como Património Imaterial da Humanidade tem apenas uma indicação positiva prévia.
A decisão final pertence ao Comité Intergovernamental de salvaguarda do Património Imaterial da Humanidade, um órgão independente que se vai reunir em Bogotá, Colômbia, entre 8 e 14 de Dezembro de 2019, referiu a fonte.
Fonte: Sapo.cv