Covid-19: Mercado Municipal do Fogo funciona com menos de um quarto dos vendedores
Written by Crioula fm on 07/04/2020
O mercado municipal continua aberto, mas a funcionar neste momento com menos de um quarto dos vendedores, na sua maioria pessoas mais jovens, na sequência das medidas preventivas do novo coronavírus (covid-19).

Dos mais de 60 vendedores que diariamente ocupam espaços de venda no mercado municipal, hoje cerca de uma dezena e meia estavam a exercer a actividade, mas com movimentação muito inferior ao habitual de compradores.
A contrastar com a situação do mercado, junto das agências bancárias a movimentação continua sendo intensa e pelo menos em três das agências existentes na cidade era visível a presença de agentes da Polícia Nacional (PN) para garantir o distanciamento necessário entre as pessoas que procuram as poucas sombras para se abrigarem do sol escaldante que se faz sentir.
Igualmente junto da estação dos Correios e à entrada da Câmara Municipal de São Filipe era visível aglomerado de pessoas, pese embora em menor número, para entrega de alguma documentação para abertura de contas para atribuição do subsídio e para outras informações, não obstante estar disponível uma linha grátis, 131, para o efeito.
Em termos de ocorrência o comandante regional da PN, Roberto Costa Fernandes, avançou que nas últimas 24 horas não houve apreensão de viaturas, mas que foram detidas três pessoas por desobediência, sendo duas na Brava e uma no município de Santa Catarina do Fogo, e um total de 40 indivíduos foram levados para as esquadras para identificação, sendo 30 em São Filipe, nove nos Mosteiros e um na Brava.
Os condutores de viaturas que habitualmente deslocam-se à cidade da Praia para aquisição de produtos para abastecer o mercado e que levam produtos da ilha, indicaram que os navios roll-on/roll-of como fast ferry estão suspensos e que o abastecimento do mercado deve ser feito através de navios de carga.
Assim a previsão de ligação marítima deverá acontecer na próxima sexta-feira com a chegada do navio Praia d´Águada.
A Câmara de São Filipe já iniciou o programa de assistência alimentar com distribuição de cestas básicas cobrindo cerca de 2.400 família, sobretudo aquelas com crianças em idade escolar.
Fonte: Sapo.cv