Current track

Title

Artist

Background

Enapor: Covid-19 vai obrigar a “redução significativa” de escalas

Written by on 25/09/2020

Enapor avalia para 2020 um crescimento de 14 por cento (%) no número de escalas de navios de cruzeiro. Devido ao fechamento registado no mês de Março, motivado pela covid-19, tudo aponta para uma “redução significativa” de escalas.

Presidente do conselho de administração da empresa pública que gere os portos do País, Alcides Lopes, lembrou, no entanto, que o peso do negócio de cruzeiros na actividade da empresa “não é expressivo”, sendo que navios de cruzeiro representaram, em 2019, cerca de 2% do total de escalas.

O relatório e contas da Enapor referente ao ano de 2019 revela que o negócio de cruzeiros em Cabo Verde “consolidou-se em 2019”, ao registar 147 escalas nos portos do arquipélago e 49.860 passageiros, neste particular um aumento de 14,5 por cento (%) em relação a 2018.

Quanto ao Porto Grande contribuiu com 52% da quota de mercado, para um total de 55 navios, enquanto o Porto da Praia recebeu 31 navios, o que representa 31% da quota de mercado.

Questionado com a possibilidade de retoma, Alcides Lopes considerou que sendo uma actividade, e principalmente os barcos, que comporta “riscos elevados” de transmissão da doença covid-19, a retoma “não se afigura rápida” em relação a outras actividades turísticas mais clássicas.


Opiniões dos Leitores

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com asterisco *