Current track

Title

Artist

Background

Governo destaca importância da aquisição conjunta de medicamentos

Written by on 30/09/2020

Ministro da Saúde e Segurança Social destacou a importância do acordo de aquisição conjunta de medicamentos, por parte dos Pequenos Estados Insulares na região africana, considerando ser uma excelente oportunidade para indústria farmacêutica nacional.

Conforme avançou, esses estados têm uma população reduzida, com problemas na economia de escala, e com esta iniciativa, explicou, poderão juntar e aumentar a possibilidade de compra desses produtos, refletindo na redução de custos.

Outra vantagem, segundo Arlindo do Rosário, é que as empresas farmacêuticas nacionais dos respetivos países, poderão encontrar aqui grande oportunidade para continuarem a desenvolver.

Conforme o governante, o processo irá funcionar através de uma orgânica constitucional e duas comissões, nomeadamente a comissão responsável pela aquisição dos medicamentos e uma comissão técnica, incumbido de avaliar a segurança dos medicamentos.

Esta iniciativa acontece no quadro da sexta Reunião dos Ministros de Saúde dos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento da Região Africana, que aconteceu em 2017, em Seychelles, tendo sido assumido o compromisso da implementação do acordo de aquisição conjunta de medicamentos.

Este acordo prevê a criação de um programa específico, sua finalidade e objectivos, além dos seus princípios orientadores e sua estrutura de governação.


Opiniões dos Leitores

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com asterisco *