Current track

Title

Artist

Background

Governo entrega ao Parlamento proposta do OE 2021 no valor de 77 milhões de contos

Written by on 02/10/2020

Ministro das Finanças entregou ao Parlamento, a proposta de Orçamento do Estado para 2021, no valor de 77.896 milhões de escudos, sublinhando que “é um orçamento de combate para superar a crise e desconfinar a economia”.

Depois do acto de entrega, Olavo Correia adiantou que o ano 2021 será marcado pela completa incerteza do ponto de vista da evolução do cenário macroeconómico, tendo em conta a crise económica causada pela pandemia do novo coronavírus.

Tendo em conta que 2020 será um ano de maior recessão económica em Cabo Verde, o Orçamento do Estado (OE) para 2021, de acordo com o governante, será um orçamento diferente, ou seja, condicionado pelo contexto económico difícil de 2020, pela incerteza da evolução da pandemia, o serviço da divida, rigidez da despesa pública e incerteza nas receitas endógenas em cerca de 40 mil contos e diminuição de donativos.

Deste modo, considerou que o referido orçamento tem de servir para superar a crise, criar as condições para controlar a pandemia por forma a desconfinar a economia, proteger o emprego, os rendimentos e as empresas e recuperar a economia nacional.

Apontou que o OE 2021 tem como prioridades políticas, responder às vulnerabilidades sociais e sanitárias, aumentar o potencial produtivo e construir um território mais competitivo e ilhas mais coesas.

Ainda reiterou que o OE 2021 está muito dependente do controlo da pandemia de covid-19, tendo alertado para a necessidade de um forte engajamento de todos nessa luta para a mudança do actual cenário negativo e alcance dos objectivos delineados.


Opiniões dos Leitores

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com asterisco *