Current track

Title

Artist

Background

Busto de Ghandi construido na praia gera ondas de descontentamento

Written by on 05/10/2020

Construção de um busto de Mahatma Ghandi, em Achada Santo António, na Cidade da Praia, tem gerado ondas de descontentamento nas redes sociais, no entanto autarquia esclarece que foi uma iniciativa do corpo diplomático da Índia e não da edilidade.

Nas redes sociais são várias as reacções de cabo-verdianos que estão contra a construção do busto, que os leva a questionar que contributo Mahatma Ghandi deu para Cabo Verde para ter a sua estátua edificada.

Já para outros, este acto ou revela um gesto de racismo dos políticos para com a história do pais, ou é uma troca de serviços entre a India e Cabo Verde.

Quanto ao vereador da Infra-estrutura da Câmara Municipal da Praia, Manuel Vasconcelos, explicou que este busto foi executado no quadro da diplomacia externa entre estes dois paises.

A parceria entre a India e Cabo Verde estende-se a várias áreas, com destaque para a educação, com a disponibilização por parte daquele país asiático de bolsas de estudos anuais a estudantes cabo-verdianos.

De salientar que Mohandas Karamchand Gandhi (2 de Outubro de 1869 – 30 de Janeiro de 1948) foi um advogado, nacionalista, anticolonialista e especialista em ética política indiano, que empregou resistência a não violenta para liderar a campanha “bem sucedida” para a independência da Índia do Reino Unido, e por sua vez, inspirar movimentos pelos direitos civis e liberdade em todo o mundo.

O aniversário de Gandhi, 02 de Outubro, é comemorado na Índia como Gandhi Jayanti, um feriado nacional e em todo o mundo como o Dia Internacional da Não-Violência.

Gandhi é comummente, embora não formalmente, considerado o Pai da Pátria indiana.


Opiniões dos Leitores

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com asterisco *