Current track

Title

Artist

Background

Infeccionologista desaconselha candidatos a cumprimentarem os eleitores com cotovelos

Written by on 13/10/2020

Infeccionologista Jorge Barreto disse hoje que os candidatos às eleições autárquicas não devem cumprimentar as pessoas com “soquinhos” ou com os cotovelos, devendo os mesmos manterem uma distância de, pelo menos, um metro e meio.

O director do Serviço de Prevenção e Controlo de Doenças afirmou que, se os politicos em campanha eleitoral, não levarem em conta as recomendações das autoridades sanitárias, Cabo Verde poderá vir a ter aumento do número de casos de covid-19.

Quanto à retoma dos voos internacionais, reiterou que “foram acauteladas as condições para dar as respostas necessárias”.

Sobre este mesmo assunto, a presidente do INSP considera que a reabertura das fronteiras nacionais constitui um “desafio para o pais”, acrescentando que já foram criadas todas as condições, com vista a garantir, atempadamente, os resultados dos testes PCR.

Maria da Luz Lima afiançou que o país já fez uma planificação para seis meses, a fim de evitar rotura de stock de consumíveis e reagentes para testes e que os laboratórios já foram reforçados com mais recursos humanos.

De acordo com o infeccionologista Jorge Barreto, a sorte de Cabo Verde é o facto de a maioria de casos registados (cerca de 70% (por cento) serem assintomáticos e, também, porque o país tem uma população “bastante jovem”.

Conforme explicou, estes fatores têm contribuído para não haver o estrangulamento dos serviços de saúde, a nível de internamento com casos muito mais graves.

No entanto, prognosticou que, se não houver o cumprimento de prevenção e continuar a haver o aumento do número de casos, “aumenta a probabilidade de acontecerem situações graves e aí poderá haver o esgotamento da capacidade de resposta” por parte dos serviços de saúde.

Questionado se o pais está numa nova fase de infecção pela covid-19, afirmou que não e que os dados disponíveis não indicam que tenha havido uma redução de casos, como se registou, por exemplo, na Europa que agora está a ter uma retoma.


Opiniões dos Leitores

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com asterisco *