Dia da Cultura e das Comunidades comemorado na Brava e no Maio
Written by Crioula fm on 19/10/2020
O Dia da Cultura e das Comunidades, assinalado a 18 de Outubro, este ano será comemorado na ilha Brava e do Maio, com concertos musicais e palestras entre escritores e alunos do ensino secundário de ambas as ilhas.

Hermenegildo Carvalho, conselheiro do Presidente da República pelos assuntos políticos, juventude e desporto, explicou que a Presidência da República já possui a tradição de realizar eventos artísticos e culturais para homenagear as pessoas que “muito fazem pela cultura cabo-verdiana”.
Segundo a mesma fonte, este ano a organização optou por realizar atividades nestas duas ilhas, não só na perspetiva de descentralizar as atividades, mas também tendo em conta o contexto atual devido à pandemia da covid-19, são ilhas que ainda não registam índices elevados de infeção.
Sendo assim, explicou que não se poderia deixar esta data “singela” passar em branco e esse ano a celebrar na ilha Brava, ilha do Patrono do dia, Eugénio Tavares.
Para ambas as ilhas, foram agendadas palestras sobre o livro e a literatura, e concertos com as bandas musicais criadas no âmbito do Festival Sete Sóis Sete Luas.
Sobre a palestra realizada este sábado, explicou que veio na sequência de uma iniciativa presidencial “Ler mais saber mais”, com o intuito de promover o hábito da leitura, importância da leitura e do livro, para criar nos jovens hábitos e amor pelo conhecimento.
Já o concerto, sublinhou que querem homenagear os músicos, pois, “a classe dos artistas é a que mais tem sofrido com as paragens causadas pela pandemia da covid-19 embora, em Cabo Verde não há uma profissionalização do sector musical”.